Valores olímpicos – um legado para o desenvolvimento humano

Estamos há poucos dias do grande evento que acontece em Tóquio, no Japão, reunindo as mais diversas modalidades esportivas: as Olímpiadas. Por isso, para celebrar os jogos e esse evento tão relevante para a promoção esportiva no mundo, te convidamos para refletir sobre a importância e como o esporte vai além do movimento corporal.

Assim como nós do Instituto Família Barrichello, que acreditamos que o esporte é um grande aliado da assistência social por meio do fortalecimento de valores e vínculos comunitários junto à sociedade, o movimento olímpico também possui valores com poder de transformação para o desenvolvimento humano.

O esportista francês Pierre de Coubertin, o fundador dos Jogos Olímpicos da Era moderna, acreditava que o esporte era um direto de todos e defendia que a educação também passava pelo corpo.  Para ele, a importância das atividades físicas refletia na maneira de educar crianças e jovens. Dessa forma, surgiu o Olimpismo. Uma filosofia com o propósito de construir um mundo melhor, livre da discriminação, colocando o esporte a serviço da humanidade e aliada com a educação.

No Instituto Família Barrichello, nosso fundador, Rubens Barrichello, desde criança também sempre teve a vontade de contribuir para uma sociedade mais igualitária, e há mais de 15 anos, por meio de diversos projetos, consegue unir o esporte e o impacto social para promover o desenvolvimento humano para milhares de crianças e adolescentes. Com o esporte, ensinamos a importância de diversos valores, como a justiça, verdade, bondade, transparência, cooperação e inovação. O movimento Olímpico destaca três valores próximos ao que abraçamos dentro do Instituto. São eles:

  • Excelência: valor sobre cada um oferecer o seu melhor, buscando superar os seus desafios, dentro ou fora do esporte.
  • Respeito: valor sobre respeitar oadversário, as regras, respeito por si mesmo e pelo seu corpo e meio ambiente.
  • Amizade: valor sobre o espírito de equipe, a solidariedade, construção de um mundo melhor, inspirar as pessoas a vencer diferenças.

O Diretor Executivo do Instituto Família Barrichello, William Boudakian, enfatiza que além da importância dos valores olímpicos, nos projetos do instituto temos foco na promoção da educação integral promovendo o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes e como estratégia, o esporte educacional, e explica que “neste contexto construir reflexões com as crianças sobre princípios e valores humanos e conteúdos sócio históricos que dialogam com o esporte enquanto fenômeno cultural é muito importante. Assim, a cada quatro anos temos uma oportunidade incrível de construir um processo pedagógico alinhado ao movimento olímpico”.

Esses valores podem e são ensinados por meio das mais diferentes modalidades esportivas, como basquete, kart, skate, entre outros, e é isso que nos aproxima tanto das Olímpiadas. Em nossos projetos, com o esporte, somos capazes de promover mudanças de comportamento e criar possibilidades a todas as pessoas de qualquer idade afinal, praticar os nossos valores ou do Olimpismo é incorporar os valores positivos na vida das pessoas.