5ª Maratona de Esporte e Desenvolvimento Humano: Um evento de tirar o fôlego

Atividades reuniram pessoas que atuam com esporte em diversas partes do Brasil

Há mais de 12 anos o Instituto Família Barrichello desafia toda a sua equipe para a Maratona de Esporte e Desenvolvimento Humano, um encontro que reúne profissionais da nossa instituição e que, nos últimos 5 anos, resolvemos ampliar e desafiar outras ONG’s a percorrer conosco este grande desafio.

Nesta última edição houve uma comissão de peso, formada por: Programa de Desenvolvimento Humano Pelo Esporte do CEPEUSP, Instituto Passe de Mágica, Gol de Letra e Sesc, por meio da REMS (Rede Esporte pela Mudança Social).

O evento que alcançou mais de 120 profissionais no SESC Pompeia, contou com a participação de pessoas vindas do Rio Grande do Sul, Alagoas, Interior de São Paulo e da própria Capital, que participaram ativamente por mais de 16 horas de inúmeras práticas, experiências e debates em torno do esporte que transforma a vida das pessoas.

Na Maratona de Esporte e Desenvolvimento Humano o nosso principal desafio é a produção e a disseminação de conhecimento. “Este evento é um ato de generosidade, pois os educadores partilham aquilo que eles descobriram de mais precioso e isso pode ajudar outros profissionais a melhorarem as suas práticas”, destaca Nilcea Lopes, profissional com mais de 30 anos de experiência na área.

Sistematizar práticas já parte da nossa cultura institucional. Aqui no Instituto desafiamos os profissionais a olharem para o seu trabalho de forma crítica, voltar no tempo, resgatar quais foram os maiores desafios enfrentados e como conseguiram superar. Esses são os questionamentos que norteiam a jornada e levam os profissionais a se organizar e dar maior sentido ao seu trabalho. Assim, nascem novos métodos que inspiram muitos profissionais a reverem a sua prática.

Neste ano, tivemos 54 experiências pedagógicas e 49 apresentações, entre relatos orais, vivências, vídeos e pôsteres eletrônicos. A Maratona contou com inúmeros professores voluntários de universidades e organizações, que também doaram o seu precioso tempo, avaliando, mediando e colaborando com esta incrível produção de conhecimento.

Diante de tanta inspiração, temos certeza que muitos saíram desta Maratona sonhando novos projetos, novas práticas e semearão um 2020 repleto de esperança, pois o conhecimento partilhado chegará onde mais precisa: junto das nossas crianças, adolescentes, jovens e idosos. Junto da nossa família!