Debater temas atuais é um dos objetivos do Projeto Roda de Conversa

Com participação de educadores de diversos projetos, o Roda de Conversa capacita e incentiva discussões mais amplas

 

 

O Projeto Roda de Conversa teve início em abril e vem atendendo educadores de organizações nas regiões da Capela do Socorro, Grajaú, Parelheiros e Marsilac (Zona Sul de São Paulo). Desde então, mais de 100 educadores já passaram pelo projeto que busca discutir os potenciais das organizações e das regiões onde estamos atuando e como isso pode influenciar positivamente no desenvolvimento integral dos educandos.

Sexualidade, diversidade de gênero, drogas e família, futebol libertário e outras práticas esportivas pedagógicas foram alguns dos temas dos encontros. Neste mês, o assunto escolhido foi Comunicação Não Violenta (CNV), um processo de entendimento, desenvolvido pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg nos anos 60, que facilita o diálogo por meio da observação e da empatia. Pudemos conhecer e compreender os 4 passos da CNV – observar sem julgar, nomear os sentimentos, identificar e expressar necessidades e formular pedidos claros e viáveis – e como eles podem impactar positivamente a relação entre educadores e educandos.

“Nestes encontros, percebemos que o processo de reflexão de muitos conceitos e temas têm ampliado o olhar dos educadores para diferentes situações. Entendemos a importância de termos este espaço para discussão, de maneira segura para os participantes, com foco na ampliação dos saberes. Em cada encontro, cada um é protagonista da sua participação e percebemos que os dois grupos estavam muito dedicados e envolvidos, com muita vontade de repensar seus papeis como educadores sociais”, definiu Amanda Busch, coordenadora do Projeto Roda de Conversa.

No dia 24 de setembro teremos mais um encontro sobre o tema, agora com o grupo de Parelheiros e Marsilac. Refletir sobre a prática, pensar novas estratégias e compartilhar experiências têm sido o objetivo central deste projeto, que ainda terá mais três encontros até o fim do ano, com diferentes temas a serem explorados e aprofundados, ampliando cada vez mais as possibilidades de atuação dos participantes deste processo de formação.

Para nós, essa troca de experiências, recheada com histórias, sentimentos e a vontade de fazer melhor é fundamental para o sucesso dos nossos Projetos.