Família: valores que vão além do nosso nome

Nós, desde quando o Rubens Barrichello ainda era criança e vislumbrou o Instituto, temos em nossa essência os valores da família: os momentos de celebração, o trabalho coletivo, e força que essa união pode oferecer ao desenvolvimento humano.

Há 16 anos, nosso vínculo afetivo em tudo que fazemos sempre foi muito forte, e por isso, não é à toa que carregamos a palavra “família” em nosso nome. Faz parte da nossa identidade, está no DNA de cada um dos membros e projetos, sendo nosso fio condutor ao cuidar de cada um que atendemos.  

Aqui no Instituto, abraçamos e acolhemos pessoas em todas as fases da vida. Nosso olhar, está voltado aos que mais sofrem o impacto da desigualdade social do nosso País. Acolhemos  crianças, jovens e idosos. Cada fase precisa da sua atenção. As descobertas da infância, as tomadas de decisões da adolescência e a vida ativa e desafios da velhice.

Não viemos para substituir o espaço de famílias, mas está em nossos princípios cuidar e dar suporte, promovendo espaços de desenvolvimento, para fortalecer os laços de cada integrante, sempre respeitando a individualidade de cada um. Como diz nosso Diretor Executivo, William Boudakian, “não tem como a gente se construir como pessoa, se não olhamos para os nossos laços. Família são laços afetivos, e ela precisa ser valorizada”.

Somos esse suporte para diversas famílias em vulnerabilidade. Em nossas ações de assistência social e desenvolvimento humano, queremos diminuir as desigualdades,  mostrar os valores de aprender e respeitar as diferenças, reconhecer seus direitos, cooperar, exercer cidadania, ou seja, entender a dinâmica da sociedade – e contribuir ativamente para ela O esporte, o brincar e a atividade física é a nossa forma de criar esses laços afetivos para dialogar com a nossa família.

“Todas as nossas ações de assistência social, a nossa política pública, foram desenvolvidas com base na Matricialidade Socio Familiar que concebe a compreensão do conceito de família como resultado de modificações e superação de tempo e de lugar”, conta William, ou seja, nossas ações do Instituto visam fortalecer famílias, para que elas possam dar suporte uns aos outros.

Para nós, estamos diante de uma família quando encontramos um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos ou de solidariedade. Isso é o Instituto Família Barrichello e, apesar de todas as adversidades que vivemos no país, é uma alegria muito grande poder trabalhar com tantas famílias e ter em nossa raiz essa palavra com tanto valor.

Feliz Dia Internacional da Família!