Futuro e desafios do ECA – Esporte e Cidadania em Ação

Como o Esporte e Cidadania em Ação impacta positivamente a vida de educadores e alunos.

O projeto existe há 3 anos e já beneficiou centenas de crianças através da prática de diversos esportes

 

Desde janeiro de 2016, o Projeto ECA – Esporte e Cidadania em Ação – realiza atividades esportivas duas vezes por semana em cinco núcleos de atendimento. Com o apoio dos nossos educadores físicos, ajuda os adolescentes participantes a fortalecer valores familiares e competências pessoais.

“Esporte não é apenas uma palavra, um substantivo comum e não se define com um único conceito. Através do Projeto ECA passamos a compreendê-lo como um fenômeno sociocultural de múltiplas possibilidades que favoreceu muitíssimo o processo formativo das criança e adolescentes”, definiu Cévila Almeida, assistente técnica do CCA Vivenda da Criança.

 

Centenas de crianças e adolescentes participam das atividades, duas vezes por semana

 

 

Essa forma de ver o esporte é compartilhada pelos responsáveis em todos os núcleos, que costumam citar diversos exemplos de evolução nos participantes, como definiu Amanda Busch, coordenadora do ECA:

“Foi possível identificar que os valores compartilhados com os educandos ao longo do projeto, como respeito, ética, solidariedade, comprometimento e  responsabilidade foram desenvolvidos juntamente com as habilidades motoras, sempre respeitando a faixa etária e individualidade de cada um”

Abaixo, alguns gráficos comparativos que mostram a evolução – marco zero e final – em alunos de 9 a 10 anos participantes do projeto.

Perceber suas emoções e sentimentos:

Tomar decisões de maneira autônoma:

Ajudar na inclusão de novos participantes:

Reconhecer hábitos saudáveis:

Esses comparativos mostram como o ECA é importante para os participantes. Atualmente, o projeto está em processo de encerramento e nosso principal desafio está na renovação, para que haja uma continuidade, sem pausa entre o fim de um ciclo e início de outro.

Caso haja interesse em parcerias, fale conosco através da aba “Contato”.