Instituto alcançará mais de 4 mil pessoas em 2021

Dentre as metas traçadas para o ano estão a capacitação de organizações e profissionais Brasil afora e o acolhimento de novos núcleos no interior e na capital paulista.

O triênio 2018-2020 trouxe um ciclo de aprendizado e evolução sem precedentes na história do Instituto Família Barrichello. O plano desenvolvido para esse período possibilitou alicerçar as bases de um trabalho focado em fortalecer um método pedagógico capaz de ampliar o alcance de nossas ações com Esporte e Desenvolvimento Humano. Solidificamos nossos projetos, formamos um corpo de profissionais experientes na metodologia e vimos o orçamento triplicar, o que nos deixa orgulhosos e cientes do tamanho da responsabilidade que assumimos.

O desafio agora é compartilhar essa rica bagagem com organizações e profissionais de outros territórios, para que possam ampliar as transformações sociais que almejamos e impactar outros públicos em comunidades brasileiras.

Nesse sentido, o Instituto já havia iniciado em 2019 processos semelhantes no Vale do Ribeira e em Taubaté (SP). E esse ano daremos início ao projeto Rede Esporte Treino Social, através do qual compartilharemos a metodologia do Instituto e o método pedagógico Treino Social com 500 profissionais que atuam com esporte e desenvolvimento em diversas organizações espalhadas pelo país. O objetivo é que possamos apoiar essas instituições na melhoria de seus processos pedagógicos, a partir das realidades locais e de sua infraestrutura e recursos (humanos e financeiros).

Ao disseminar nossos conhecimentos e práticas, entendemos que estaremos contribuindo com a missão de promover o fortalecimento de mais famílias e comunidades, a fim de reduzir as desigualdades sociais que permeiam nosso país. A expectativa é que a partir desse projeto, as organizações e profissionais participantes impactem cerca de 30 mil pessoas em seus territórios. Ganhamos escala e o impacto gerado se estende para além dos projetos realizados pelo Instituto no dia a dia. Participarão da iniciativa organizações de Fortaleza, Curitiba, Manaus, entre outras cidades.

Em outra frente de atuação, fomos convidados a assumir alguns núcleos de atendimento do Instituto Passe de Mágica, organização parceira de longa data, que também atuava com esporte educacional, e que foi descontinuada em 2020. Assim, teremos a oportunidade de ampliar nossa atuação para as cidades de Piracicaba e Santa Bárbara D’Oeste, no interior paulista, além de um núcleo no bairro da Lapa, em São Paulo.

A manutenção desses atendimentos, possibilitada por importantes instituições parceiras, vai beneficiar 500 crianças e jovens com atividades de basquete e fortalecimento de vínculos, em territórios que ficariam desassistidos desse apoio.

Ainda no campo de atuação direta, é importante destacar a retomada oficial do projeto Viver Melhor, que atende 2000 idosos em São Paulo e Mogi Mirim com atividades físicas, motoras e socioafetivas. O projeto teve seu ciclo de financiamento encerrado em 2020. Mesmo assim, os educadores do Instituto continuaram promovendo atividades online de forma voluntária, como forma de garantir o bem-estar físico e emocional dos participantes durante a fase mais dura da pandemia. Liberado o financiamento de 2021, podemos seguir os atendimentos normalmente e voltaremos com as atividades no formato online e assim que todos forem vacinados retomaremos o atendimento presencial.

Por fim, em 2021 finalizaremos o mandato da gestão executiva da REMS (Rede Esporte pela Mudança Social), rede da qual temos muito orgulho de liderar desde 2017 e que nos traz constantes aprendizados, realizações e oportunidades de trocas com mais de 160 organizações do setor, poder público e parceiros.

As metas para esse novo ciclo são muitas, mas já estamos construindo um ano muito melhor.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email