Outubro Rosa marca atividades do Projeto Viver Melhor

 

 

Com o objetivo de divulgar o Outubro Rosa, campanha que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama, o Projeto Viver melhor realizou durante o mês diversas aulas com essa temática, na qual os professores enfatizaram a importância da atividade física como um dos fatores preventivos.

O câncer de Mama é o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e, mundialmente, o mais letal. A prevenção e o conhecimento sobre como reconhecer os primeiros sintomas é de suma importância para pessoas de todas as idades, tendo em vista que a doença é mais comum em mulheres, mas também pode causar problemas aos homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, em 2019 foram estimados quase 60 mil novos casos.

 

 

Para Cristiane Peixoto, supervisora técnica do Projeto e criadora do Método Águia, há coisas que estão sob nosso controle e que podem ajudar a evitar a doença:

“Sempre haverá dois lados da moeda em qualquer doença. No caso do câncer de mama, de um lado estão as coisas que não podemos controlar, como a qualidade da água que chega ao meu filtro, a quantidade de toxinas que podem estar na carne que me alimento, entre outros. Do outro lado estão as coisas que podemos controlar, como evitar comer alimentos processados, industrializados, beber refrigerantes e sucos artificiais, fumar, etc. Todas essas atitudes tornam o organismo mais propenso a desenvolver as células cancerígenas e os tumores. Então, vamos fazer a nossa parte!”, enfatiza.

Apesar de estarmos no fim do mês, ainda teremos uma caminhada contra o Câncer de Mama, realizada por dois núcleos, Espaço Alana e Paróquia São José do Operário. Os professores falarão sobre o autoexame e a prevenção da doença, além de alongamentos e caminhadas.