Parceria possibilita mais de 2.000 testes gratuitos para famílias em situação de vulnerabilidade

Promover impactos positivos na sociedade é um ideal cultivado pelo Instituto Família Barrichello desde sua origem e que, em 15 anos de existência, já atendeu mais de 16 mil pessoas de todas as idades. Com o cenário de pandemia causado pelo novo coronavírus, foram promovidas diferentes estratégias emergenciais. Em setembro, a empresa OnLab e o Projeto Convida doaram mais de 2.000 testes de Covid-19 para a entidade. Em ação que contou com o apoio da Subprefeitura de Parelheiros, foram testados profissionais da saúde, professores, trabalhadores, crianças, idosos, pessoas em situação de rua e toda a população que compareceu aos três dias em que o instituto realizou os exames na região do extremo Sul de São Paulo.

A ação, que ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de setembro, foi traçada para atender as necessidades que as famílias, em especial aquelas que enfrentam situação de vulnerabilidade nas periferias da capital paulista, estão atravessando durante a pandemia – sempre respeitando os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos de saúde. A parceria teve ainda um apelo beneficente: para cada teste doado, no valor de R$ 100, a OnLab doou mais um. Todo o dinheiro arrecadado com as doações foi revertido para que o Instituto Família Barrichello possa dar continuidade aos próprios projetos.

 

 

“Com a pandemia, muitas famílias estão passando por grandes dificuldades e as regiões periféricas mais vulneráveis têm sofrido com altos índices de infecção pelo coronavírus. Foi pensando nisso que a OnLab e o Projeto Convida doaram 2.000 testes para o Instituto. Ao doar um teste, duas pessoas foram ajudadas”, disse o fundador do IFB, Rubens Barrichello, piloto que mais provas disputou na história da Fórmula 1, principal categoria do automobilismo internacional. Todos os testes foram oferecidos gratuitamente à população, situação que foi possível apenas devido à colaboração dos doadores.

Apesar da necessidade de suspender as aulas presenciais desde março, em seus diferentes projetos, o Instituto Família Barrichello continua com os atendimentos, oferecendo atividades virtuais que são entregues por meio das redes sociais. Os cuidados com os alunos são expressos através de videoaulas, materiais informativos e encontros online com assistente social e psicóloga. No campo das ações emergenciais, do ponto de vista humano, já foram doadas milhares de cestas básicas e produtos de higiene.

A entidade, que funciona em organizações sociais, escolas e espaços públicos localizados em bairros com altos índices de vulnerabilidade social e econômica, continua desenvolvendo projetos que lutam pela cidadania participativa, ampliação da consciência de direitos e deveres, cultura de paz e o estímulo a ações protagonistas. O engajamento com as dificuldades enfrentadas pelas famílias, portanto, não poderia ser diferente com a pandemia, uma vez que todas as estratégias visam o fortalecimento dos vínculos.

Parceria possibilita mais de 2.000 testes gratuitos para famílias em situação de vulnerabilidade