Provas virtuais comemoram os 15 anos do Instituto Família Barrichello

Como parte das celebrações ao aniversário de 15 anos, completados em julho, o Instituto Família Barrichello realizou dois eventos online que uniram automobilismo e causa social. A atividade preparada para o mês das comemorações foi o Driving Together, organizado por Rubens Barrichello, idealizador do instituto e piloto que mais provas disputou na história da Fórmula 1, a principal categoria do automobilismo internacional. Rubinho reuniu nomes como Felipe Massa, Nelsinho Piquet, Tony Kanaan e Fernando Alonso, que participaram de uma corrida virtual em Interlagos, exibida pela Band e disputada com simuladores.

Além do Driving Together, o piloto Dudu Barrichello promoveu em parceira com o IRB e-Sports um campeonato virtual de automobilismo, também planejado em prol do Instituto Família Barrichello. O torneio, que foi chamado de IFB Super USF 2000, teve toda a renda arrecadada com as inscrições destinada aos projetos mantidos pelo instituto, que atendem atualmente milhares de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social em São Paulo.

A maior parte das doações em dinheiro está sendo revertida para ajudar famílias que estão passando necessidades por conta da pandemia causada pela Covid-19. O Instituto Família Barrichello criou ações emergenciais para proporcionar alimentação para essas famílias, além de manter as atividades físicas, agora em formato virtual, somadas ao atendimento psicológico e assistência social. A continuidade dos projetos em plena pandemia está sendo possível graças a colaboração das pessoas e de empresas parceiras – muito disso se deve à visibilidade gerada com as corridas.

Eventos como o Driving Together ou o campeonato IFB Super USF 2000 podem sim se transformar em ações potenciais para contribuir com causas humanas. Afinal, as ações online ganharam força durante esse momento de isolamento social e, com isso, criou-se uma cultura de fazer doações em troca de assistir lives de corridas, de artistas ou qualquer conteúdo de lazer que as pessoas considerem que tragam causas relevantes. Intimamente ligada à história do Instituto Família Barrichello, a corrida foi a maneira encontrada para que mais gente conheça e contribua com seus projetos.