Socioemocional é trabalhado em aula especial de fim de ano no Projeto Viver Melhor

Aproveitamos a chegada do Natal para praticar essas habilidades nos núcleos de São Paulo e de Mogi Mirim

O objetivo central do projeto Viver Melhor é disponibilizar atividades físicas e informações que tenham impacto positivo na saúde dos idosos. Para que o conceito de saúde seja completo, é necessário não apenas focar na questão física, mas também refletir sobre a importância de cuidar de sentimentos e pensamentos.

A época do Natal, por exemplo, costuma ser dolorida para muitos idosos. Com o passar dos anos, as mudanças nas suas vidas e as perdas típicas da idade se acumulam, e muitas delas se tornam inflamadas nesta época do ano.

“As ausências, as mágoas, as divergências, as distâncias se tornam mais incômodas. Muitos relatam não gostar dessa época por isso”, afirma Cristiane Peixoto, Coordenadora Técnica do Projeto.

Nesta aula especial, aproveitamos para lembrá-los do verdadeiro sentido do Natal: uma festa celebrada em muitos lugares do mundo que leva a mensagem de amor fraternal, esperança, solidariedade e paciência. Precisamos usar esse momento para refletir com aqueles que estão ao nosso redor e, sempre que possível, manter as portas abertas para que novos amigos possam entrar em nossa casa e em nossos corações.

Após essa reflexão inicial, formamos filas para dar e receber o que melhor podemos ofertar ao nosso semelhante: um abraço sincero, cheio de energia e amor, para que nesse momento a pessoa se sinta acolhida e amada. A dinâmica que trouxe muita emoção a todos, inclusive à equipe, e isso certamente contribuiu para mudar o estado de espírito dos participantes, trazendo consequências muito positivas para a saúde do corpo e da mente.

Nesses meses de execução, os resultados do projeto na vida dos idosos, já consegue ser mensurado por meio de testes e avaliações, e nada melhor do que comemorar esse feito confraternizando.

A saúde que buscamos precisa ser cultivada dia a dia, com gratidão por tudo aquilo que acontece e que pode nos tornar melhores. Se a cada ano o mundo dá uma volta completa, desejamos que você possa viver feliz e saudável, para ser melhor a cada volta.

As atividades do Viver Melhor retornam dia 06/01 em São Paulo e dia 07/01 em Mogi Mirim.